Project Description

Voltar a SIF

Apresentação

O Brasil conta com mais de sete milhões de hectares de florestas plantadas, principalmente de eucalipto e pinus, correspondendo a menos de 1% do território nacional, e mesmo assim representa a sexta maior área reflorestada do mundo, para atendimento ao setor industrial, dentre os quais destaca-se a indústria de celulose e papel que detém em torno de 34% deste total de florestas plantadas, consumindo madeira de eucalipto e pinus. O restante (66%) é destinado principalmente a siderurgia a carvão vegetal, a indústria de painéis laminados e reconstituído, pisos laminados e construção civil.
Os plantios de árvores de eucalipto representaram 72,0% desse total e as árvores de pinus, 20,7%. Acácia, teca, seringueira e paricá estão entre as outras espécies plantadas no Brasil.
A competitividade das florestas plantadas no Brasil passa, sem sombra de dúvidas, pelo eficiente manejo nutricional das plantas, sendo este responsável por até 50% da evolução da produtividade florestal. O custo com fertilizantes e sua aplicação é uma parcela significativa do desembolso inicial para formação dos povoamentos florestais.

Público de interesse

  • Profissionais do setor florestal;
  • Professores e Pesquisadores;
  • Fornecedores de insumos e serviços;
  • Produtores florestais;
  • Consultores;
  • Estudantes de graduação e pós-graduação.

Coordenação Técnica

Prof. Julio César Neves – DFS/UFV

Graduado em Agronomia e Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela UFV, Doutor em Produção Vegetal (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Professor Associado do Departamento de Solos da UFV, membro da Camara de Ensino do Centro de Ciéncias Agrárias da UFV, membro da Coordenação do Curso de Engenharia Florestal da UFV, membro da Comissão Coordenadora do Curso de Agronomia da UFV (2001a 2013) e da Comissão Coordenadora do Programa de Pós graduação em Solos e Nutrição de Plantas da UFV (2003 a 2015). Orientador nos Programas de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas e de Fitotecnia da UFV. Professor em disciplinas de graduação e de pós-graduação da UFV. Já orientou, ou orienta, 33 trabalhos (Dissertações de MS e Teses de DS), além de 182 co-orientações na Pós-graduação. Autor/Co-autor de 215 artigos científicos e de 17 capítulos de livros. Fator H:14. Consultor de empresas da área florestal e do setor agrícola.

Ismael Eleotério Pires – SIF/UFV

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1977), possui mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1996). Atualmente é Gerente Executivo da Sociedade de Investigações Florestais (SIF) – 2015, e professor aposentado do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Já atuou como pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Tem experiência comprovada na área de Recursos Florestais com ênfase em Silvicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Algaroba, Eucalyptus, Seleção, Seleção Combinada, Índice de Seleção, Tamanho Efetivo Populacional, Melhoramento Florestal e Progênies.

O Seu Conteúdo Fica Aqui

O Seu Conteúdo Fica Aqui

O Seu Conteúdo Fica Aqui

O Seu Conteúdo Fica Aqui

O Seu Conteúdo Fica Aqui